Afinal, alimentos congelados perdem nutrientes?

Com a vida corrida que todos vivemos uma alternativa muito comum e que agrega agilidade na rotina é preparar toda a comida da semana em um dia só e congelar para aquecer somente o que for comer em cada dia.

O congelamento não só torna o dia-a-dia mais prático, como também ajuda a evitar o desperdício. Alimentos congelados duram muito mais do que alimentos mantidos em temperatura ambiente ou mesmo apenas resfriados.

Nesse contexto, existe uma dúvida que muita gente tem em relação ao valor nutricional da comida congelada: afinal, alimentos congelados perdem os nutrientes? Ou existem formas de mantê-los igualmente nutritivos? Vamos conversar melhor sobre isso e entender se devemos ou não realizar essa prática.

Os alimentos congelados podem, sim, perder parte dos nutrientes

Quando congelamos e descongelamos um alimento ele pode perder entre 5% e 10% dos nutrientes presentes originalmente. Isso se dá por conta do processo de congelamento e não existe uma maneira muito eficaz de evitar essa perda.

Entretanto, é preciso avaliar e equilibrar os fatores para decidir se é uma boa opção. Talvez valha a pena perder uma pequena quantidade dos nutrientes, mas conservar os alimentos por mais tempo e facilitar o seu dia-a-dia na cozinha.

Existem formas corretas de congelar e descongelar os alimentos

Para congelar legumes e verduras, uma técnica útil é o branqueamento. Ou seja, colocar esses alimentos em água fervendo por um curto período de tempo e, logo em seguida, colocá-los em um recipiente com água gelada, tirar e congelar.

Na hora de descongelar, uma regra básica é jamais congelar novamente um alimento que já foi descongelado. Então é preciso organizar suas refeições de modo a descongelar somente o que for consumir.

É claro que você pode precisar de um item congelado com maior urgência, sem o tempo de deixar na parte baixa da geladeira de um dia para o outro. Nesse caso, a melhor dica é colocar o alimento em um saco plástico vedado e mergulhar na água em temperatura ambiente.

Para descongelar molho, por exemplo, o ideal é utilizar o fogo bem baixo. Outros alimentos, como refeições prontas, podem ser colocados na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro, para que o descongelamento seja gradual.

Alimentos temperados, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser congelados normalmente. Mas, nesse caso, é preciso estar atento pois o prazo de validade desses produtos é bem menor do que quando não estão temperados.

Conheça a Mary Help

Caso precise de algum serviço de faxineira para ajudar na organização da sua casa, nós temos as melhores opções para oferecer. Além disso, também dispomos de diversos outros serviços, como diarista, lavadeira, piscineiro, babá, garçom e vários outros. Clique aqui para acessar nosso site e conhecer melhor as possibilidades.

Somos uma empresa pioneira no Brasil em oferecer esse tipo de solução e, por isso, podemos colocar toda a nossa experiência a favor dos nossos clientes. Nossos serviços agregam praticidade, confiabilidade, bom custo e eficiência, por isso somos a melhor opção para te ajudar.