Manutenção de piscinas: aprenda como fazer
Quem não gosta de um banho de piscina? Porém, é preciso que a água esteja em condições adequadas de higiene para aproveitar o momento de lazer e, além disso, preservar a saúde dos banhistas por meio de uma limpeza correta.
Se engana quem pensa que a higienização consista somente na aplicação de cloro. Esta é apenas uma das fases do processo. Neste artigo, você vai saber como realizar a manutenção da piscina de maneira que ela fique impecável.
Boa leitura!
Volume de água da piscina
Primeiro, é necessário saber o quanto de água a piscina suporta para utilizar a quantidade adequada de produtos químicos e prevenir excesso ou desperdício.
Esse dado é obtido por meio da multiplicação entre as medidas da piscina:
Comprimento x largura x média de profundidade
A média de profundida é conseguida com a aplicação da seguinte fórmula:
Média de profundida = (parte mais alta parte mais baixa) / 2
Ao final da equação, tem-se a capacidade de água da piscina e a quantia de produtos necessários para a limpeza. Agora, basta seguir os próximos passos.
Aplique de cloro na piscina
Esse produto é o responsável por combater e eliminar os microrganismos nocivos à saúde. Ele é o principal defensor da água contra agentes prejudiciais como bactérias que podem ter origem em resíduos como fezes, suor e urina.
Porém, será que essas substâncias humanas entram na água? Sim. Mesmo que o usuário tome banho antes de usar a piscina, não está totalmente livre de transportar em seu corpo substâncias perigosas e, assim, contaminar a água.
Para manter a dose correta de cloro utilize kits para medição de pH e cloro das piscinas disponíveis em diversas lojas. O nível ideal é de 1 a 3 ppm (partes por milhão). Faça a aplicação a cada dois dias na piscina para fazer a manutenção.
Utilize clarificante
Essa substância faz com que a sujeira se agrupe em grandes blocos e desça ao fundo da piscina. Desta maneira, se torna muito mais fácil retirar os resíduos da água com redes ou aspiradores, pois impede que os detritos se espalhem.
Recorra a algicida
A aplicação semanal desse produto tem a capacidade de eliminar as algas da piscina e deixar a água cristalina. A algicida tem componentes que atuam especificamente em algas, destruindo as existentes e prevenindo sua aparição.
Não esqueça de limpar as bordas
As laterais externas da piscina acumulam muita sujeira, pois ali os banhistas aplicam protetor solar e bronzeador. Além disso, há os dejetos levados de um lado a outro pelos calçados e pés dos usuários. Esses detritos podem ser transportados para dentro da água. Faça semanalmente a limpeza das bordas.
Distribua bem os produtos químicos
Deixe o filtro funcionando durante, no mínimo, duas horas. Isso permite que os produtos de limpeza de espalhem por toda a água. Espere as substâncias agirem de 12 a 24 horas. Ao final desse período, os dejetos vão estar reunidos no fundo da piscina. Então, basta fazer a retirada dos detritos e da água suja.