Dicas para reutilizar água na hora de fazer a limpeza da sua casa
O uso consciente da água é um tema cada vez mais discutido na sociedade. A preservação desse bem natural é fundamental para a sobrevivência humana e todos precisamos adotar práticas mais sustentáveis para o uso racional da água.
Neste texto, abordaremos 5 dicas para reutilização de água que poderão auxiliá-lo na limpeza e nas demais tarefas domésticas na sua residência. Veja abaixo:
Água da máquina de lavar
Lavar roupa é uma das atividades domésticas que mais consomem água nas residências. O consumo exato de água depende da capacidade de lavagem da máquina de lavar e da quantidade de roupas suja que é gerada em sua casa.
Para se ter uma ideia, a máquina de lavar de 10 kg consome de 82 a 135 litros de água por ciclo de lavagem.
Considerando a lavagem a cada duas vezes na semana, o consumo de água neste modelo de máquina pode variar de 656 a 1080 litros de água no mês.
Porém, esse alto consumo de água pode ser facilmente reutilizado em outras tarefas. Basta armazenar a água despejada pela máquina de lavar em baldes e reutilizar, tanto na descarga de vasos sanitários ou na lavagem de calçadas, por exemplo.
Água da chuva
Á água da chuva pode ser reaproveitada em várias atividades domésticas. Para isso, é importante contar com um sistema de captação que direcione a água das calhas para uma cisterna ou caixa d’água.
Fazendo esse armazenamento, você consegue utilizar água da chuva para diversas tarefas e ainda economiza uma boa quantia na fatura de água.
Vale lembrar que a água da chuva não é potável, ou seja, imprópria para beber, tomar banho, lavar louça etc. e pode estar com sujeiras como pedregulhos, folhas e outras coisas que ficam nas calhas.
Assim, também não deve ser utilizada na lavagem do carro ou em louças, pois pode riscar e danificar o material.
Água da lavagem das verduras ou frutas
À primeira vista parece simples ou pouco impactante reutilizar a água da lavagem de frutas e verduras. No entanto, as dicas valem tanto para economia quanto para o uso racional e sustentável da água.
Por isso, em vez de jogar fora a água utilizada para a limpeza de frutas e verduras, reutilize-a para regar as plantinhas da sua casa, por exemplo.
Água do chuveiro
O chuveiro também é um dos vilões quando o assunto é consumo de água em residências. Sendo assim, você pode reutilizar a água do chuveiro posicionando alguns baldes para captar a água que cai durante o banho e, posteriormente, reaproveitar para a limpeza da casa.
Tente ao menos captar aquela água que cai do chuveiro enquanto está esquentando. É uma água limpinha que pode ser utilizada para diversos fins.
Piscinas das crianças
No verão, é comum que os pais desengavetem as piscinas infláveis para a diversão da criançada, não é mesmo? No entanto, após alguns dias de uso, a água começa a acumular sujeira e precisa ser trocada.
Assim, antes de esgotar a piscina e fazer a troca da água, você pode utilizar uma boa porção dessa água que está na piscina para lavar as calçadas da sua casa.
Gostou destas dicas? Conheça nossa rede e saiba como nossos profissionais prezam pela sustentabilidade e economia no momento da limpeza da sua casa. Entre em nosso site e saiba mais sobre nosso trabalho.