Aprenda de uma vez por todas como limpar os diferentes tipos de cortina

Além de deixar o ambiente mais charmoso, as cortinas ainda ajudam a controlar a luminosidade do ambiente. No entanto, a limpeza desses adereços precisa ser feita de maneira correta e regular para evitar a proliferação de fungos, ácaros e o acúmulo de poeira. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você aprenda de uma vez por todas a limpar diferentes tipos de cortinas.

Estima-se que as cortinas de tecido tenham surgido no Oriente Médio e conquistado maior popularidade na Europa, onde eram usadas como objetos de decoração. Já as persianas podem ter surgido no Egito com a finalidade de controlar a passagem da luz.

Da antiguidade para os dias atuais, as cortinas passaram por processos de modernização e hoje, tanto as cortinas de tecido como as persianas podem ser encontradas com diferentes materiais em sua composição. A forma como é realizada a limpeza também varia. Em alguns casos, a higienização pode ser feita por qualquer pessoa, mas, em outros casos, o melhor é deixar que profissionais façam o serviço.

Como limpar cortinas de diferentes tecidos

Independentemente do tipo de tecido, recomenda-se que o aspirador de pó seja passado a cada dez dias e a lavagem pode ser feita a cada seis meses. Entretanto, se o ambiente for muito úmido, a higienização precisa ser feita com mais frequência.

Para a maioria dos tipos de tecido, a lavagem pode ser feita em casa, respeitando as instruções sugeridas pelo fabricante na etiqueta. Se preferir lavar em máquina, opte pelo uso de sacos especiais com a finalidade de evitar o desgaste precoce da peça.

  • Tergal e Algodão pré-encolhido:
  • Lave na máquina com sabão em pó comum;

  • Poliéster:
  • Coloque de molho em água fria por cerca de 40 minutos, repita a ação por três vezes, substituindo a água. Não é necessária adição de produtos de limpeza;

  • Voal:
  • Use o modo de lavagem delicada da máquina. A lavagem deve ser feita com sabão líquido de coco. Para tecidos brancos, use uma colher de sopa de bicabornato de sódio na hora de enxaguar.

Se a cortina tiver forro ou outros acessórios, eles precisam ser removidos para lavagem à máquina. Além disso, a peça precisa ser lavada sozinha e o amaciante não deve ser adicionado, pois pode manchar a trama.

Como limpar persianas de diferentes materiais

As persianas não podem ser lavadas na máquina como as outras cortinas porque podem ser danificadas. Sua higienização deve ser feita com cautela para evitar manchas e perda da funcionalidade.

  • Persianas de rolo:
  • Use o aspirador e, se houver manchas, esfregue-as com escova de roupa umedecida e um pouco de sabão neutro. Utilize um pano úmido para retirar a espuma e deixe secar. Se a persiana estiver muito suja, o ideal é contratar uma empresa para realizar o serviço.

  • Persianas verticais:
  • utilize aspirador de pó e passe pano úmido cuidadosamente dos dois lados das aletas, sempre respeitando o sentido vertical.

  • Persianas horizontais:
  • Persiana Romana ou Double Vision podem ser aspiradas. Depois, prepare uma solução com vinagre branco e água, umedeça uma meia e passe cuidadosamente nos dois lados das aletas, respeitando o sentido horizontal.

Quando devo contratar uma empresa especializada para realizar a limpeza das cortinas?

Se a cortina for confeccionada em Linho, algodão puro, Xantungue ou Seda, o ideal é que seja deixada aos cuidados de empresas e profissionais para a realização da lavagem, pois esses tecidos encolhem com mais facilidade.

Precisa de serviços de limpeza? Somos pioneiros na área. Prestamos serviços de qualidade e nossos profissionais são altamente confiáveis. Faça seu orçamento!

Referências:

Cortinas e persianas sempre limpas

Aprenda como limpar diferentes tipos de persianas com dicas infalíveis!

https://casa.abril.com.br/moveis-acessorios/aprenda-a-lavar-e-limpar-todo-tipo-de-cortina/