Conheça os melhores truques para limpar tapetes e carpetes

Conheça os melhores truques para limpar tapetes e carpetes

Tapetes e carpetes são um sonho para se ter em casa. Eles acrescentam charme e personalidade ao ambiente, mas pode ser muito desagradável para pessoas que sofrem com alergias e problemas respiratórios, uma vez que tendem a acumular poeira e micro-organismos. Fazer a limpeza de um tapete pode ser trabalhosa, mas é necessária para garantir sua vida útil.

Limpeza com produtos caseiros

Não é necessário gastar com produtos químicos pesados para garantir a limpeza do seu tapete ou carpete, além de que esse tipo de substância pode danificar o tecido, deixar manchas, e, como o tecido absorve aromas com muita facilidade, deixar o ambiente com um cheiro pesado de química por um longo período. Algumas receitinhas caseiras podem facilitar muito a higienização, e garantem economia.

  • Solução de bicarbonato: Basta acrescentar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada duas xícaras de água, e com uma esponja esfregar a peça. O bicarbonato consegue matar as bactérias e retirar o mofo entre as fibras do tecido. Esse método é recomendado para tapetes mais resistentes, e deve ser evitado naqueles felpudos, pois o movimento da esponja pode danificá-los.
  • Vinagre branco: A solução contendo um litro de água, uma xícara de vinagre branco e algumas gotas de detergente é poderosa para tirar manchas de carpetes em áreas mais movimentadas, como a sala de estar, pois age como antibacteriano e consegue neutralizar odores mais fortes.
  • Detergente neutro: Tapetes de algodão e lã são os mais procurados quando o assunto é decoração, mas geralmente dão dor de cabeça na hora de lavar. Tudo isso pode ser evitado com uma dica simples.
    Os tapetes felpudos absorvem mais as substâncias que neles são aplicadas, evite usar produtos com coloração forte, pois pode deixar manchas. Uma solução simples de água e detergente neutro é suficiente para garantir a higienização correta. Aplique em uma esponja macia e esfregue delicadamente, até mesmo as manchas mais pesadas podem ser retiradas com esse método.

Higienização a seco

Tapetes e carpetes feitos a partir de tecidos mais sensíveis requerem cuidados especiais. Eles mancham muito facilmente, e os felpudos podem até acumular mais ácaros e microrganismos causadores de doenças. A higienização deve ser feita de maneira correta para que o ganho em decoração não represente prejuízos na saúde e bem-estar.

  • Aspirador de pó: Ele é o seu maior aliado na limpeza desse tipo de item, pois o fato de sugar a sujeira faz com que os minúsculos grãos de poeira sejam arrancados das fibras do tecido. O aspirador, às vezes, pode danificar a sua peça. Use uma fronha de travesseiro ou algum tecido macio como filtro, assim o aparelho não irá agir diretamente sobre o tapete, evitando que as fibras mais sensíveis sejam sugadas durante o processo.
  • Bicarbonato de sódio: Sim. Essa substância pode ser usada de várias formas. Ao ser combinada com amido de milho, em medidas iguais, absorve as impurezas do tecido. Deixe essa mistura agir por meia hora, em seguida retire o excesso com aspirador de pó. As bactérias que causam maus odores terão sido eliminadas.

Há inúmeras maneiras de se higienizar um tapete, geralmente as pessoas levam à lavanderia por acreditar dar muito trabalho, mas com dicas simples é possível economizar e se livrar dos odores desagradáveis e manchas que danificam as peças de decoração que mais dão personalidade a um ambiente.

Gostou das dicas? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços!