Saiba como higienizar a sua piscina e usar ela sem preocupações.

Se você tem piscina em casa, certamente já se pegou perguntando a respeito de qual seria o melhor método para fazer a sua limpeza. Afinal de contas, estamos falando de um local de muita água aonde as pessoas se banham, ou seja, existe a necessidade de que seja muito bem limpo.

Quer saber como higienizar a sua piscina de maneira correta e, assim, poder usá-la sem preocupações nas horas de lazer da sua família? Então confira o texto a seguir onde trouxemos algumas dicas sobre esse assunto. Boa leitura!

Por onde começar a limpeza da piscina?

Você deve estar pensando “pela piscina, ora bolas”, não é mesmo? Mas devemos dizer que não, a limpeza da piscina não começa necessariamente pela piscina em si. Antes de limpá-la você deve começar a limpeza da parte externa que contorna a piscina, tanto do deck quanto do restante da área daquele local.

Dessa forma, você garante que nenhuma sujeira retornará para a piscina após a limpeza ter sido finalizada. Sempre realize essa limpeza no sentido da boca da piscina para fora, e não deixe de se atentar para os produtos específicos para cada tipo de superfície. Faz sentido, não é mesmo?

E qual o próximo passo?

Agora deve ser a limpeza da parte interna da piscina, certo? Errado! Ainda não, o segundo passo diz respeito à limpeza do pré-filtro da motobomba e do skimmer da piscina. São eles que ficam na lateral da piscina e fazem a captação de toda a sujeira que por ali possa cair.

Se a sua piscina conta com esses dispositivos, quando for realizar a limpeza é necessário manter o skimmer sempre muito bem limpo, esvaziando o seu depósito de sujeira. O mesmo vale para o pré-filtro da motobomba.

Nunca se esqueça de fechar os registros e desligar o sistema de filtração antes de começar a limpeza do pré-filtro para evitar possíveis acidentes.

E depois?

Após ter realizado os passos anteriores, agora chegou a hora de peneiração. Ou seja, esse passo diz respeito à limpeza superficial da água da piscina. Sabe aquelas sujeiras que ficam boiando na superfície da piscina, folhas, fios de cabelo, entre outros? Você irá retirá-los de lá com a ajuda de uma peneira cata-folhas apoiada em um cabo telescópico.

Chegou a hora da escovação

Feitos todos os passos anteriores, a aparência da água da sua piscina já estará bem melhor, mas a limpeza ainda não está completa. Agora você precisa escová-la para garantir que todo o revestimento da piscina fique limpo e livre de bactérias, fundos e algas.

Lembre-se sempre de utilizar escovas macias para não danificar o revestimento da sua piscina, seja ele de pedra, madeira, vinil, fibra ou qualquer outro.

Último passo!

Enfim chegamos ao último passo, mas calma, esse é o que exige mais paciência por parte de quem está realizando a limpeza da piscina. Além disso, a aspiração também exige certa experiência.

Após a etapa da escovação, verifique se será necessário fazer uso de um decantador na piscina, caso seja, coloque-o lá e aguarde pelo menos 12 horas até começar o processo de aspiração.