Conheça as melhores dicas para a limpeza de notebooks
Limpar um notebook não é das tarefas mais fáceis, mas acredite: é essencial para o bom funcionamento do equipamento. Quando deixa de limpar seu notebook, você pode estar deixando com que as saídas de ar fiquem obstruídas pela sujeira, o que pode gerar superaquecimento e até mesmo estragar o seu computador.
Para evitar que isso aconteça, reunimos nesse texto as melhores dicas para limpar o seu notebook da melhor forma possível. Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura.
Antes de começarmos, é preciso alertar que o processo de limpeza de um notebook requer tempo e paciência, portanto, recomendamos que você tire uma parte do seu tempo apenas para essa atividade.
Que materiais utilizar?
São diversos os materiais que podem ser utilizados na limpeza do seu notebook, tais como cotonetes, água, panos macios, lata de ar comprimido, entre outros. Tome cuidado apenas para que os panos não soltem fiapos. Outra opção são os miniaspiradores disponíveis em lojas para compra.
Que materiais não utilizar?
Você certamente já ouviu falar sobre o quão prejudicais são alguns materiais quando em contato com aparelhos como um notebook. Portanto, jamais utilize produtos abrasivos (desinfetantes, cloro, entre outros), produtos tradicionais de limpeza em geral e panos ásperos ou que soltem fiapos. Quando for usar qualquer tipo de produto, nunca o aplique diretamente sobre a superfície do notebook, mas sim sobre um pano primeiro.
O processo da limpeza
Para começar, remova a bateria do notebook e retire-o da tomada, assim você evita possíveis acidentes. A divisão da limpeza do seu computador será feita por partes: área externa, teclado e tela, entradas e saídas.
Área externa
Com um pano umedecido em apenas água, faça movimentos leves sobre toda a superfície externa do notebook. Cuidado para que a água não escorra e acabe atingindo peças internas do computador, o que pode danificá-lo. Seus movimentos devem ser leves e contínuos.
Quando for limpar a parte traseira da tela, redobre o cuidado para não usar muita força e acabar danificando o LCD. Finalize essa etapa com um pano seco.
Teclado e tela
No que diz respeito à limpeza do teclado, nunca tente remover as teclas (como é possível em um computador de mesa, por exemplo). Se o teclado estiver um pouco mais sujo, utilize um pano úmido, esfregando-o com um pouco mais de força. Para limpar o espaço entre as teclas, um cotonete umedecido pode ajudar. Ao final, utilize um pano seco que não solte fiapos.
Tela
Um dos momentos onde a atenção deve ser redobrada, pois o LCD do notebook apresenta alta sensibilidade. Por isso, para remover sujeiras maiores, faça uso de um pano bastante macio e úmido e, sem pressão, esfregue-o sobre a superfície da tela.
O mesmo vale para caso o monitor tenha manchas de gordura ou de dedo; caso sejam manchas um pouco mais difíceis de serem retiradas, uma dica é comprar um produto próprio para essa limpeza que é facilmente encontrado em lojas especializadas de informática.
Entradas e saídas de ar
Aqui você também pode usar cotonetes, ou então um pincel. Esfregue com bastante delicadeza até ver que toda sujeira e poeira foram retirados, mas cuidado: nunca insira um cotonete dentro dos compartimentos do notebook, pois ele pode soltar fiapos de algodão e danificar o aparelho.