Conheça as melhores dicas para limpar sua casa depois de fazer uma reforma

Conheça as melhores dicas para limpar sua casa depois de fazer uma reforma

Nada melhor do que reformar a casa e trazer novos ares para o ambiente. No começo, podem haver algumas complicações, mas no final das contas tudo se ajeita. No entanto, para que a sensação de alívio ao final da reforma seja completa, é preciso realizar uma grande faxina para eliminar todo o material químico e residual que sobrou sobre as paredes e móveis da casa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de limpeza que farão uma enorme diferença depois de finalizar a reforma do seu lar. Confira!

Planejamento e primeiros passos

Para tudo na vida é necessário planejamento, e em uma faxina pós-reforma não seria diferente. Liste tudo o que precisa ser limpo e separe os produtos de limpeza mais indicados para esses locais. Separe, também, materiais de proteção, como luvas e, em alguns casos, máscaras. Uma obra lida com muitos produtos químicos que, para serem removidos, precisam de outros produtos químicos por vezes até mais fortes do que os da reforma.

Feito isso, retire todo lixo residual e outros tipos de lixos de maior porte. Remova toda a proteção de móveis para que não espalhe mais poeira sobre o ambiente. Em seguida, você deve começar pela faxina seca, isto é, passando uma vassoura e um aspirador de pó antes de aplicar água e outros líquidos sobre o piso. Dessa forma, você evita que produtos que reagem à aplicação de água se transformem em uma pasta pegajosa e de difícil limpeza.

Aplicando produtos

Essa etapa só pode ser iniciada depois da faxina seca, pela qual o acúmulo de poeira já foi removido, dando possibilidade para a aplicação de produtos líquidos. Desse modo, se o próximo passo é a remoção de manchas de tinta que respingaram sobre as superfícies, a primeira medida a ser tomada é a escolha do material propício para cada objeto.

Se a superfície for de madeira, é extremamente contraindicado o uso de lã de aço, espátulas e buchas, pois esses materiais podem danificar o móvel de maneira irreversível. Esses tipos de utensílios são indicados para a limpeza de vidros e pisos frios.

Se, por acaso, sobrar rejunte entre os azulejos, um pano umedecido em silicone líquido é a melhor alternativa para a retirada dos excessos. Como esse rejunte é resistente, é necessário colocar um pouco de força na hora de esfregar ou utilizar o auxílio de uma espátula.

Por fim, é muito comum que ainda reste uma quantidade indesejável de sujeira. Para resolver esse tipo de problema, nada melhor do que um último balde de água com sabão para retirar o excesso de pó. É recomendável usar meia xícara de sabão em pó para cada litro de água que será utilizada na limpeza. No caso dos móveis, um pano úmido e água morna com detergente são suficientes.

Há também a possibilidade de contratar um serviço especializado nesse tipo de limpeza pós-reforma. Uma das vantagens desse serviço é que a equipe já vem preparada com equipamentos e produtos específicos, limpando a casa em um tempo muito menor do que uma pessoa só levaria.