Limpeza Ecológica: saiba como economizar água na hora de limpar a casa.

Entenda os métodos para racionalizar o consumo desse bem tão precioso na hora da limpeza.

Trazemos as principais características que contribuem para racionalizar o consumo. Veja no artigo.

A limpeza ecológica se faz cada vez mais necessária com as campanhas que visam racionalizar nossos recursos naturais. E, quando vamos limpar nossa casa, podemos utilizar métodos conscientes de aproveitar ao máximo a água.

Para que você possa aplicar a limpeza ecológica no momento da faxina, a Mary Help traz os métodos para economizar água na hora de limpar a casa – dando economia não apenas a esse importante recurso do planeta, mas também para o seu bolso.

Utilize a água da chuva
Uma maneira simples e fundamental na limpeza ecológica de interiores de residência é aproveitar a água da chuva. Coloque um recipiente que faça a coleta durante os períodos chuvosos, com uma espécie de funil que canalize ao máximo a água. Com ela, você pode passar pano no chão, limpar ambientes externos (garagens e quintais) e até regar as plantas.

A praticidade dos borrifadores
Para diminuir o uso de água em superfícies, como vidros e mesas, é possível utilizar de um item simples e prático: os borrifadores, pois eles espirram pouco líquido. Para maximizar os efeitos, utilize dois desses itens: um com mistura de produtos de limpeza e outro apenas com água. O planeta agradece.

Economia na louça
Sabia que uma torneira aberta durante 10 minutos para lavar a louça consome cerca de 80 litros de água? Desperdício, não? Pois isso pode ser contornado. Algumas dicas:

– Retire todos os resíduos e restos de comida;

– Utilize pouca água morna e detergente em um recipiente, colocando a louça em seguida;

– Dez minutos depois, use sabão neutro (mais eficiente contra gordura) e, só na sequência, enxágue.

Essas medidas podem fazer você economizar até 70% de água.

Otimize o recurso ao lavar roupas
Quer uma limpeza ecológica eficiente? Então deixe de lavar as roupas separadas, todos os dias, e espere acumularem para fazer uma lavagem completa. Utilize o máximo de potencial da sua máquina de lavar. Enchê-la apenas uma vez (separando vestuário, meias e roupas íntimas) pode reduzir o consumo em mais de 300 litros semanais.

Outro ponto que pode contribuir: após enxaguar pela última vez, poderá utilizar a água para fazer a limpeza de pisos e ambientes externos, além do próprio banheiro.

Dicas que racionalizam o uso
Além do que elencamos acima, alguns procedimentos podem contribuir para diminuir e racionalizar o uso de água. São elas:

– Utilizar mais a vassoura para varrer e lavar com a água da chuva apenas quando necessário;

– Colocar alumínio ao redor do fogão, evitando o acúmulo de gordura e sujeira. Assim, lava-se menos o local de preparo dos alimentos;

– Use papéis-toalha para várias funções. Eles têm a função de absorver desde gordura até líquidos, ampliando as possibilidades;

– Utilize uma cobertura plástica nos alimentos que vão no micro-ondas. Assim, você pode limpar o recipiente apenas com o papel toalha;

– Dilua produtos de limpeza em água, aumentando a capacidade de limpar mais ambientes sem precisar abrir a torneira o tempo todo.

Ajude o planeta
Esses métodos contribuem para que a sua limpeza seja ecológica e diminuía a incidência desse líquido tão precioso – lembrando que a água que sai da nossa torneira faz parte da mínima parcela de 0,02% para consumo em todo o planeta. Por isso mão na consciência e na faxina.

No Mary Help você encontra os melhores profissionais para te ajudar na faxina – e, claro, maximizando o uso da água. Entre no nosso site e encontre agora mesmo os melhores serviços de limpeza!