Saiba por que os móveis reciclados são uma ótima opção para uma casa sustentável
Uma palavra que entrou na moda e não saiu mais é a “sustentabilidade”! Afinal, o que ela significa? Você sabia que pode deixar seu cantinho – seja em casa ou no trabalho, moderno, leve e ainda contribuir na preservação do meio ambiente?
O que é sustentabilidade?
Trata-se, de certa forma, da procura do equilíbrio entre a exploração dos recursos usados por nós e a disponibilidade dos recursos naturais no mundo.
Em outras palavras, é se preocupar em como a atual geração vive e como ela deixará o planeta para a futura população, quando se trata da preservação do meio ambiente.
De acordo com pesquisas, de todo lixo produzido no Brasil, por exemplo, 30% poderia ser reciclado, mas isso só acontece apenas com 3%. O que é muito pouco, comparado a muitos países.
Aposte na decoração sustentável
Há infinitas possibilidades de deixar seu ambiente diferenciado e lindo! Você não precisa se desfazer das “coisas velhas” para ter uma nova decoração. Atualmente existem vários sites de inspiração, principalmente quando se trata do Do It Yourself (o famoso: faça você mesmo!) e com todo o passo a passo.
Sabe aqueles caixotes de feira? Eles não são apenas caixotes! Isso mesmo, esse material pode virar um criado-mudo, prateleira, raque, sapateira e até mesmo uma linda caminha para seu pet dormir!
Aquele pneu velho que você não faz ideia do que fazer: pode se transformar em um confortável puff ou mesa de centro. As opções vão das mais rústicas até as mais sofisticadas.
Já os famosos pallets podem ser transformados em sofás, camas e até mesmo em horta vertical para quem mora em apartamentos e precisa otimizar espaço e/ou adora o contato com a terra.
Os barris se transformam em cadeiras, banquetas, mesas e até mesmo adegas elegantes. Tudo depende da criatividade.
Reaproveitar materiais gera qual impacto no mundo?
Reutilizar um produto é quando você modifica as propriedades físicas dele, mas a composição química permanece. Isso permite com que uma nova vida, um novo significado possa ser atribuído àquele item novamente.
Móveis reciclados são fáceis de serem confeccionados, então a criatividade entra em prova e peças exclusivas vão surgindo. Já quando se trata da economia, você irá gastar bem pouco para repaginar o material. Ele será original e diferente dos que existem no mercado.
Entretanto, existem marcas ecologicamente corretas que já fazem os móveis com produtos reciclados. Algumas empresas, ao invés de descartarem por aí, vendem o que seria “lixo” para outras empresas. Essas produzem muita coisa bacana dentro deste “ciclo consciente”. Dessa produção sai de tudo: mesas, cadeiras, objetos decorativos e até mesmo vasinhos de flores.
Outra dica é pensar na possibilidade de comprar produtos de madeira de reflorestamento, pois ela já tem uma finalidade definida. Já plantam para serem extraídas e posteriormente utilizadas.
Sendo da forma “Faça você mesmo” ou comprando um material desta procedência, existirá menos descarte na natureza e, por consequência, menos geração de impactos ambientais, principalmente quando se trata do plástico. Com toda certeza o planeta agradece e as gerações futuras também!